meu cesto
Subtotal: 0,00€
Checkout
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Top / Blog / Os rounds serão reduzidos no boxe?
<<  Anterior BLOG Seguinte  >>

Os rounds serão reduzidos no boxe?


Os rounds serão reduzidos no boxe?

Os rounds devem ser reduzidos no boxe?

 

treinamento

O boxe profissional ainda está ativo. No entanto, embora esta nobre arte esteja num momento crítico, há razões para nos preocuparmos com o seu futuro. Ao longo dos anos, este desporto continuou a mudar e a adaptar-se às novas convenções da sociedade, embora tenha mantido grande parte da sua essência original. É hora de fazer uma nova mudança?

A luta de boxe mais longa da história ocorreu em 6 de abril de 1893, quando os espectadores do Clube Olímpico de Nova Orleans, Louisiana, assistiram Andy Bowen e Jack Burke se enfrentando por 110 rounds. Este é certamente um exemplo extremo. No entanto, até 1982, as lutas pelo campeonato mundial duravam geralmente 15 rounds. Após os tristes acontecimentos que ocorreram com Kim Duk-koo após sua luta contra Ray Mancini naquele mesmo ano, o WBC decidiu limitar as lutas a 12 rounds. No entanto, o boxe ainda é considerado um esporte perigoso.

Os críticos acreditam que reduzir o número de rounds poderia melhorar o boxe e aliviar os temores de segurança. Porém, nem todo mundo pensa assim.

 

Argumentos a favor da redução do número de rounds no boxe

 

Existem vários motivos pelos quais o boxe poderia melhorar com a redução do número de rounds. Quase todos são especulativos e não consideram os aspectos financeiros do esporte. Porém, se deixarmos de lado por um momento as implicações comerciais do boxe, é difícil se opor à ideia de encurtar as lutas profissionais.

Abaixo estão alguns dos argumentos mais convincentes a favor da redução do número de rounds nas lutas de boxe.

  • Mais ação para os espectadores: As lutas olímpicas de boxe são um bom exemplo de como rounds mais curtos geralmente se traduzem em mais ação e intensidade. Os competidores teriam que se esforçar mais e enfrentar seus adversários com menos tempo no relógio.
  • Maior frequência de paradas: Com menos tempo para avaliar seus oponentes e estabelecer seu ritmo, os boxeadores estariam mais inclinados a lutar desde o início. Em tese, isso deveria levar a um maior número de lutas terminando em paralisações, pois seria mais fácil avaliar se estão perdendo.
  • Maior segurança para boxeadores: Fatores associados a lutas e corridas prolongadas, como pancadas na cabeça, danos acumulados e desidratação, podem ser limitados com um número reduzido de rounds.
  • Adaptação aos tempos modernos: Acredita-se que a ascensão das redes sociais e das lutas mais curtas e rápidas tenha encurtado a capacidade de atenção das pessoas. Um número reduzido de rodadas seria mais atraente para muitos espectadores, especialmente jovens fãs emergentes.

 

Esses argumentos são lógicos em teoria. No entanto, dado o rico legado do boxe, a sua integração levaria algum tempo. Uma estratégia do tipo "Rock 'Em Sock' Em Robots" substituiria as mentalidades analíticas e focadas na defesa? Quantos fãs de boxe ficariam alienados se isso acontecesse? Os pais de crianças que estão começando no boxe também podem se preocupar com o aumento de paralisações e lesões.

 

O facto de o boxe profissional ser uma actividade comercial é o melhor argumento contra um dos problemas mencionados. Será que os principais intervenientes no sector veriam os seus lucros diminuir como resultado de tais mudanças? Na verdade, um boxeador que lutasse seis rounds receberia apenas 50% do que receberia em uma luta de 12 rounds. Então, onde está a motivação?

 

Por que o número de rounds no boxe não será reduzido?

 

A estrutura organizacional de um esporte, por menor que seja, é levada a sério. Divide quem está na arena e quem assiste em casa, afetando o público e a receita. Dito isto, provavelmente não haveria qualquer reação negativa se o número de rounds em uma luta de boxe passasse de 12 para 10. Afinal, a maioria das lutas de elite dura dez rounds.

Mas passar de 12 para 8, ou até 6 rodadas? No contexto atual, onde é mais importante acertar e receber golpes poderosos, isto não parece prático. Não é nenhuma surpresa que **o dinheiro rege este desporto** e que os interesses financeiros sejam o principal obstáculo à mudança.

 

Os boxeadores também podem ter algo a dizer sobre a redução do número de rounds nas lutas. Especialmente porque são os primeiros a serem afetados por quaisquer alterações potenciais.

  • Aumento do risco de paradas: O aumento da intensidade pode levar a erros. Num desporto tão brutal como o boxe, basta um erro para acabar na tela. Rodadas mais curtas podem encorajar um estilo de luta pouco saudável, mais propenso a paralisações prejudiciais.
  • Renda perdida: Os boxeadores que competem no topo têm uma das carreiras mais lucrativas do mundo dos esportes. Isto é possível graças ao modelo económico existente, que depende das compras dos eventos e das receitas publicitárias. A redução no número de rodadas equivale à diminuição da receita de patrocinadores e empresas que anunciam em espaços pay-per-view.
  • Mais campos de treinamento: Lutas mais curtas podem significar mais lutas para boxeadores profissionais. Os campos de treinamento de luta são árduos e solitários, com os campos de elite exigindo aproximadamente 8 a 10 semanas de preparação. A redução no número de rodadas pode levar a passar mais tempo longe da família e da vida normal.
  • Interesse diminuído: Desviar-se da norma pode afetar o interesse dos espectadores. Com isso, o número de torcedores que compram ou assistem às lutas pode diminuir. Uma perda de interesse seria devastadora para a economia global do boxe, ameaçando potencialmente o estatuto do desporto.

 

Seja qual for a sua opinião, a realidade é que o boxe profissional é uma indústria lucrativa. Canelo Álvarez , sem dúvida a maior estrela do esporte, ganhou US$ 90 milhões em acordos de patrocínio e lutas. É claro que a maioria dos boxeadores profissionais só consegue ganhar uma pequena fração desse valor a cada ano. Mas se as coisas correrem bem para eles, é uma meta alcançável.

O desporto foi certamente afectado pela ganância corporativa. Segundo promotores, emissoras e muitos boxeadores hoje, os negócios estão em primeiro lugar. O boxe vem em segundo lugar. Não é realista esperar que titereiros ricos reduzam voluntariamente as suas fontes de rendimento. É como pedir à Bolsa de Valores de Nova York que abra três horas mais cedo todos os dias.

 

Reduzir o número de rodadas salvará o boxe?

 

Não, é a resposta curta. No âmbito do boxe profissional, reduzir o número de rounds não reconquistará os fãs perdidos. Ela também não será atraente o suficiente para atrair aqueles que estão tentando encontrar o amor dentro do anel. Embora isto possa ser benéfico, toda a estrutura do desporto necessita de um equilíbrio, o que só pode ser conseguido através da remodelação completa da antiga casa. Não basta dar uma demão de tinta.

O futuro do boxe deveria ser lutas mais decisivas e menos títulos mundiais. As quatro principais organizações governamentais seriam significativamente centralizadas, mas os fluxos financeiros ficariam comprometidos. Veremos mais brigas de celebridades com Jake Paul e menos superlutas verdadeiras se a ganância não for abordada. Pouca coisa mudará até que pessoas com autoridade e intenções sinceras pela “doce ciência” se reúnam em torno da mesa e resolvam conflitos.

Claro, existem outros esportes onde os rounds são menos discutidos do que no boxe. No debate sobre se o **Muay Thai** deveria adotar menos rodadas, fortes argumentos foram apresentados a favor da adoção de tal medida e da manutenção da estrutura atual.

Distribuidores

POR QUE COMPRAR EM POR QUE COMPRAR EM Estilo MMA ? ?

Legal
  • Termos de compra
  • Política de cookies
  • Aviso Legal
  • Política de Privacidade
Informação
  • Envio e devoluções
  • Métodos de pagamento
  • Desconto fidelização
  • Mapa do site

Conecte-se

Lembrar password

nova conta
Ao criar uma conta, você pode fazer compras rapidamente verificar o estado dos seus pedidos e ver as suas operações anteriores.
Criar nova conta
Se você fizer o pedido antes das 17h, receberá no próximo dia útil.