meu cesto
Subtotal: 0,00€
Checkout
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Entregas e devoluções gratuitas em 24h
Top / Blog / O boxe é uma arte marcial?
<<  Anterior BLOG Seguinte  >>

O boxe é uma arte marcial?


O boxe é uma arte marcial?

Hoje, o boxe pode ser considerado uma arte marcial. A maioria das pessoas definiria as artes marciais como uma forma ou disciplina de combate. No entanto, não é assim tão simples.

O Dicionário Cambridge define Artes Marciais como uma forma tradicional japonesa, chinesa ou coreana de luta ou defesa, praticada como esporte ou exercício. As artes marciais incluem caratê, judô, kung fu e aikido.

Por esses parâmetros, o boxe não pode ser considerado uma arte marcial porque o boxe ocidental moderno se originou na Inglaterra e o boxe antigo se originou na Grécia.

Assim, embora o boxe incorpore os atributos físicos e até mesmo o ethos das artes marciais, não poderia ser considerado tal pela definição tradicional, uma vez que não provém de origem oriental. No entanto, as definições só são úteis no contexto em que são utilizadas e como são aplicadas.

Embora detalhes técnicos e históricos possam determinar a definição original, a percepção das pessoas também tem alguma validade. A grande maioria dos artistas marciais hoje consideraria o Jiu-Jitsu, o kickboxing, o Muay Thai, a capoeira, a luta livre, o sambo e muitos outros como artes marciais, apesar de não corresponderem à definição original.

Por que o boxe é uma arte marcial moderna

Eu definitivamente consideraria o boxe como uma arte marcial hoje. Isso porque é fundamental para a luta e o objetivo das artes marciais é a luta e a autodefesa. O boxe não é apenas uma das disciplinas mais conhecidas, mas também uma das mais eficazes. Se você tem bons fundamentos de boxe e luta livre, está posicionado para se defender contra a grande maioria das pessoas.

O boxe também possui um elemento esportivo que é uma característica comum à maioria das artes marciais. O boxe é o esporte de combate mais popular de todos os tempos. A indústria gerou bilhões de dólares e grande interesse em todo o mundo.

Como praticante de artes marciais mistas, sei a importância do boxe no combate. A maioria dos artistas marciais modernos acredita que o MMA é a expressão mais elevada das artes marciais e eu concordo. Mas também mencionarão como certas formas de luta têm prioridade sobre outras. Boxe, luta livre e Jiu-Jitsu são elementos integrantes do esporte e, portanto, são frequentemente enfatizados devido à sua importância no esporte. Embora disciplinas como caratê e TDK sejam úteis, elas não são tão essenciais para o combate desarmado puro quanto o boxe, a luta livre e o Jiu-Jitsu.

Simplificando, o facto de o boxe não ser de origem oriental não deve impedir que seja considerado uma arte marcial moderna. Da maneira como eu e a maioria das pessoas com quem conversei no mundo das artes marciais vemos, todas as disciplinas de luta genuínas são artes marciais modernas.

Por que o boxe não é uma arte marcial antiga

Quando as pessoas se referem às artes marciais antigas, muitas vezes estão se referindo a disciplinas orientais que vêm predominantemente do mundo oriental. Portanto, embora as primeiras evidências do boxe fossem consideradas antigas graças aos gregos, não seria considerada uma arte marcial antiga. Isso se deve simplesmente ao contexto e às conotações que cercam o termo.

Francamente, é principalmente uma questão de idioma, mas como o termo é usado exclusivamente para se referir a antigas artes marciais de origem asiática, seria impreciso considerar o boxe como uma antiga arte marcial.

Se você quiser ser específico sobre as características das artes marciais antigas, também encontrará outras razões pelas quais o boxe não se enquadra em outros critérios além de suas origens. Principalmente quando você começa a olhar para o aspecto “artístico” das artes marciais. Nas artes marciais tradicionais, há ênfase na cultura e na expressão da disciplina na forma de arte.

Isto é predominante, por exemplo, em Kata, que se refere a um padrão coreografado detalhado de movimentos de artes marciais. Você pode ter visto isso no caratê ou no taekwondo, mas a ênfase está na forma, na estrutura e nos padrões.

O boxe é muito diferente no sentido de que é totalmente voltado para a competição e o combate. Elementos como o Kata nas artes marciais tradicionais não são orientados para a competição, mas sim para o espírito de luta e o sentido de ritmo nas artes marciais. O objetivo não é o combate, mas a cultura e a expressão da arte nas artes marciais.

Como o boxe é melhor definido nas artes marciais

O boxe é melhor definido na comunidade das artes marciais como um esporte de combate. A ênfase na competição, no sparring ativo e na sua eficácia significa que é uma ferramenta útil no mundo da luta. Embora muitos considerem o boxe uma arte, ele não é particularmente espiritual ou expressivo. Portanto, pertence a uma seção separada no mundo das artes marciais.

Os artistas marciais tradicionais podem muito bem não considerar o boxe junto com várias outras disciplinas como uma arte marcial. Eles provavelmente também não considerariam o MMA como parte das artes marciais. Isto porque, para alguns artistas marciais, a tradição, a cultura e o espírito são os fatores definidores.

Isto é o que resulta em artistas marciais faixa-preta que nunca competiram ou lutaram com ninguém em suas vidas. Aprender Kata, subir na faixa e manter tradições antigas é a forma como eles praticam artes marciais. Esses tipos de artistas marciais não colocam muita ênfase na competição e na luta, mas ainda são considerados artistas marciais. Porém, o que fazem não poderia ser considerado um esporte de combate ou de prática.

Acho que geralmente não há problema em definir o boxe como uma arte marcial, mas a maneira mais simples de defini-lo é como um esporte de combate. No sentido moderno, todos os esportes de combate poderiam ser considerados artes marciais. No entanto, nem todas as artes marciais podem ser consideradas desportos de combate.

Quais artes marciais são consideradas esportes de combate

Existem muitas “artes marciais modernas” que são consideradas esportes de combate e também existem muitas “artes marciais tradicionais” que não o são. Assim, juntamente com o boxe, categorizamos muitas artes marciais populares em duas categorias. Todas essas disciplinas se enquadram no âmbito geral das artes marciais, mas algumas delas são orientadas para o combate, enquanto outras são orientadas para a tradição. Isto não quer dizer que as artes marciais mais tradicionais não sejam eficazes na luta, mas sim que têm uma ênfase diferente.

Artes Marciais/Esportes de Combate Orientados ao Combate:

  • Boxe
  • MMA
  • Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ)
  • sambo
  • Karatê de Contato Completo
  • Luta/luta
  • Judo
  • Muay Thai
Distribuidores

POR QUE COMPRAR EM POR QUE COMPRAR EM Estilo MMA ? ?

Legal
  • Termos de compra
  • Política de cookies
  • Aviso Legal
  • Política de Privacidade
Informação
  • Envio e devoluções
  • Métodos de pagamento
  • Desconto fidelização
  • Mapa do site

Conecte-se

Lembrar password

nova conta
Ao criar uma conta, você pode fazer compras rapidamente verificar o estado dos seus pedidos e ver as suas operações anteriores.
Criar nova conta
Se você fizer o pedido antes das 17h, receberá no próximo dia útil.